BARBEARIA ADÃO

A Barbearia Adão, a mais antiga barbearia de Odivelas nasce nos anos 60 no centro histórico, ao lado do Mosteiro de D.Dinis.
Originalmente a barbearia situava-se no nº7 do Largo Dom Dinis num espaço muito reduzido, posteriormente foi ampliada para o Largo na Rua do Neto.
O programa teve como premissa passar a barbearia para o espaço contiguo ao existente, sendo este um espaço de uso habitacional também com acessos para o Largo Dom Dinis e Rua Neto, mas com uma área sensivelmente maior que permitiria ampliar o espaço de barbearia existente e ainda criar um espaço para servir vinho e cerveja aos Clientes.

O projeto divide-se em 3 espaços, a sala de espera, a barbearia e a vinoteca. Ao “lermos” o espaço existente e a identidade da barbearia, criámos um projeto onde a perceção sensorial dos materiais e o transporte inconsciente para outros espaços associados foi para nós fundamental.
Desta forma, a sala de espera projetada na antiga cozinha, permite-nos de forma indireta “ler” o antigo espaço, pela manutenção do pavimento e chaminé e pela recriação das paredes azulejares. A vinoteca permite-nos também de forma indireta “ler” as antigas tascas, pelo piso em lioz, pela criação de uma pia de lavagem e pelo cubo de latão que representa aqui as bancadas de serviço. A barbearia que é o espaço entre os outros dois (sala de espera e vinoteca), acaba por ter um piso também em mosaico hidráulico que marca a zona de trabalho e o desenho e materiais da bancada e lavatórios remetem-nos para uma identidade quase “popular”, podendo “ler” nos lavatórios, um tanque de lavagem, ou nas bancadas de madeira, os armários das antigas merceearias.
Quisemos também criar no percurso do espaço alguns momentos surpresa, como por exemplo o momento “Voyeur” que permite ver da barbearia a vinoteca e vice-versa, permitindo um controle das entradas, e também criar um efeito visual implícito na sucessão de aberturas de vãos redondos na parede existente.

Cliente: Barbearia Adão
Arquiteto: Manuel Tojal
Localização: Odivelas, Lisboa
Ano: 2021